Cidade de Igaci sai na frente e lança programa de Saúde Digital em Alagoas

7 fev

 

9cb66f0f-5190-4e6d-8b21-242f348e9470

Igaci, em Alagoas, lançou o primeiro programa de Saúde Digital do Estado, inteiramente gratuito e que faz parte da iniciativa ‘Viver Melhor’. Michael Kapps (foto), CEO e cofundador da Tá-Na-Hora, empresa que fornece a tecnologia, foi até lá para dar o pontapé inicial com uma palestra sobre inovação e tendências para a área da Saúde

Por Ana Carolina Coutinho*

‘Tecnologia & Saúde – Promessas e Realidades’ foi o título da palestra ministrada no dia 31 de Janeiro, no auditório do Fórum de Igaci, município de Alagoas, pelo canadense Michael Kapps, pioneiro em trazer o conceito e produzir a tecnologia de Saúde Digital no Brasil.

1d3500ec-5afb-41c9-838f-c7cba004e815Com lotação esgotada, a apresentação fez parte do lançamento oficial do programa ‘Viver Melhor’, lançado pela prefeitura como força de iniciativa conjunta das secretarias de saúde, educação, assistência, esportes e administração. “Sempre digo que a gente é a Secretaria da Saúde e não da doença, então o nosso foco precisa ser a Saúde e não a doença. Assim, lançamos o programa para trabalhar de forma mais abrangente e focar no lado preventivo, levando informações e orientações a quem ainda não está doente, com uma comunicação muito simples e direta. Ele também vai cuidar das pessoas que já necessitam de uma atenção especial , dando orientações para o doente crônico que precisa de um acompanhamento mais forte”, explica o secretário municipal de saúde de Igaci, Aerton Lessa.

Viver Melhor

Um das primeiras ações do ‘Viver Melhor’ é o oferecimento dos programas SMSBebê e Gravidez Saudável que enviam importantes dicas o período gestacional e acompanham remotamente as gestantes atendidas pelo sistema público de saúde. Em breve também serão lançados o SMSDiabetes e o SMSAedes, para combater a disseminação do mosquito transmissor da Dengue, Chikongunya e Zika Vírus. “A solução da Tá-Na-Hora vem para suprir uma carência. Estaremos em todas as casas do município de Igaci, duas a três vezes por semana, interagindo com as pessoas, perguntando ‘como elas estão’. Isso vai nos permitir um monitoramento fantástico! Já em médio prazo esperamos ter um retorno muito forte sobre como está a saúde da população”, destaca o secretário.

Na palestra, Kapps mostrou as principais tendências cde7c105-f364-4fbd-8f9a-8bb913c92ab7 - Copiainternacionais em saúde digital, exemplificando o que pode ou não ser utilizado dentro da realidade brasileira. “Os participantes perceberam a oportunidade ímpar de estar com uma pessoa formada em Harvard, uma das instituições mais respeitadas do mundo, com um palestrante de altíssimo nível, que nós só conseguimos, indo a grandes centros. Todos os principais veículos de comunicação estiveram presentes. Para nós, é motivo de muito orgulho, uma cidade muito pequena demonstrando que está inovando e que está a frente de todas as demais cidades do estado de Alagoas”, finaliza Lessa.

Para saber mais

Sobre o ‘Viver Melhor’: reportagem TV GLobo sobre o ViverMelhor
Sobre a Tecnologia Tá-Na-Hora: www.ta-na-hora.com e vídeo jornal Folha de São Paulo
Sobre Michael Kapps: www.linkedin.com/in/michaelkapps
Tendências em Saúde Digital: ta-na-hora.com/blog

*Ana Carolina Coutinho é uma jornalista que utiliza sua habilidades cognitivas para impactar positivamente na área da Saúde.  Ocasionalmente, relaxa fazendo a programação de ideias para inteligência artificial (chatbots). 

One thought on “Cidade de Igaci sai na frente e lança programa de Saúde Digital em Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *