Nosso novo conceito de bem-estar para incentivar hábitos saudáveis

13 jul

Tá.Na.Hora

O Programa de Bem-Estar da Tá.Na.Hora atua para aumentar a qualidade de vida de usuários com foco em nutrição, hábitos saudáveis e apoio emocional

Por Leandro Racuia *

Hoje, segundo a Previdência Social, o estresse é o terceiro principal motivo que mais afasta pessoas do trabalho, sendo que até 2020, ele será o principal fator.

Além disso, sentir dores nas costas também é um ponto de alerta. A Pesquisa Nacional de Saúde revelou que 27 milhões de brasileiros sofrem de lombalgia, um dos principais fatores de afastamento do trabalho em 2013. De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, a melhor saída nesses casos é a prevenção. Por isso, atuar com tecnologia para monitorar sinais de problema é essencial, já pensou sobre como fazer isso no Brasil? Nós da Tá.Na.Hora podemos atuar em conjunto com você neste tema.

Exame

Fonte: Exame

Como você pode mudar a vida de milhares de pessoas?

A Tá.Na.Hora possui um programa de saúde de bem-estar com o qual pretendemos criar um novo conceito na busca de uma melhor qualidade de vida. Através de mensagens de texto em dispositivos móveis, estamos educando, engajando e monitorando pessoas para que elas sejam mais proativas em relação a cuidados básicos à saúde e hábitos saudáveis ao bem-estar.

Nossos chatbots usam inteligência artificial para permitir com que a Tá.Na.Hora personalize a experiência do usuário em cada interação. Desta maneira, conversamos com os usuários no programa de bem-estar, coletamos todas as informações e fazemos avaliações sobre a condição de uma população e potenciais problemas de saúde. Não apenas isso, mas elaboramos várias dicas a respeito de hábitos saudáveis, nutrição e apoio emocional.

O Programa de Bem-Estar da Tá.Na.Hora

Primeiro, precisamos saber qual a necessidade de cada usuário. Será que ele precisa mais informações de como se alimentar melhor? Ou, está precisando de incentivos para praticar atividade física? Seja como for, nosso programa irá identificar qual o melhor encaminhamento a partir de um screening (“questionário”, em tradução livre).

A partir das respostas para o questionário são atribuídos pesos diferentes aos três pilares anteriores: hábitos saudáveis; nutrição; e apoio emocional.
Chatbot

Para hábitos saudáveis, nosso foco é no acompanhamento e informações sobre exercícios físicos, além do combate ao sedentarismo. Ao tratar de temas relacionados a perda de peso e condicionamento físico, nosso objetivo é despertar o interesse pela mudança de hábitos por meio de exercícios.

Já para nutrição, estamos mais voltados em como incentivar as pessoas a terem refeições estruturadas no café da manhã, no almoço e no jantar. Por isso, é importante também trabalhar sobre como escolher os alimentos mais apropriados e questões relacionadas ao comportamento alimentar. Tanto que, uma de nossas metas é como lidar com a ansiedade quando o assunto é alimentação.

Por último, quando falamos de apoio emocional, lidamos diretamente com o suporte do usuário na mudança de hábitos. Afinal, adotar novos comportamentos pode ser um processo longo, com altos e baixos. Acompanhar o usuário e estar próximo nos momentos difíceis é um diferencial para de fato alcançar os objetivos de longo prazo.

Mas, quais os benefícios de trabalhar com a Tá.Na.Hora?

Um dos benefícios principais é melhorar a qualidade de vida para as pessoas que participam do nosso programa. Todas as informações e dicas visam apoiar os usuários em suas escolhas diárias, ter uma alimentação saudável e ser mais ativo fisicamente. Diferentes estudos comprovam que hábitos saudáveis – como prática de exercícios -, previnem uma série de problemas, evitando dores musculares, desenvolvimento de hipertensão ou diabetes, doenças mentais e  outras complicações.

No entanto, ainda há muito mais a ser explorado. Com o acompanhamento próximo das mensagens dos usuários podemos identificar doenças ou sintomas que não tinham sido previamente descobertos e, em casos críticos, notificamos imediatamente médicos responsáveis para que sejam tomadas providências.

Do ponto de vista econômico, nossa solução proporciona um ganho substancial em relação a um centro de call center, cerca de 40% mais econômico. A taxa de engajamento em nosso programa também é alta. De acordo com o gráfico abaixo, montado a partir de dados coletados, o nível de engajamento foi superior a 80% para todos todos os públicos.

Taxa de engajamento de pacientes

Fonte: Tá.Na.Hora

Consegue imaginar os resultados deste programa?

Nós atuamos de forma consistente em relação a qualidade de vida e democratização de saúde no Brasil. Estas duas vertentes juntas abrangem um enorme número de pessoas – colaboradores de empresas, membros de planos de saúde e cidadãos que não tem acesso à saúde privada. Por este escopo e pelo caráter de mudança de hábitos, torna-se um programa de grande impacto econômico seja na redução de custos com saúde, seja no aumento de produtividade de pessoas que têm melhor qualidade de vida.

Descubra mais sobre a Tá.Na.Hora acessando nosso site ou entre em contato conosco.
* Leandro Racuia é o growth hacker da Tá.Na.Hora Saúde Digital. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/leandroracuia/.

2 thoughts on “Nosso novo conceito de bem-estar para incentivar hábitos saudáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *