Mulheres são melhores médicas do que homens, diz estudo

19 jan

Mulheres melhores medicas

Se somente as mulheres tivessem atendido os pacientes, mais de 30 mil vidas teriam sido salvas ano passado

Por Michael Kapps*

Um estudo deste mês no renomado, e centenário, “JAMA Internal Medicine” mostrou que as mulheres eram melhores médicas do que homens, baseando-se em 1,5 milhões de pacientes. O resultado: se somente mulheres atendessem pacientes idosos, elas iriam salvar cerca de 32.000 vidas por ano nos Estados Unidos.

Basicamente os pesquisadores observaram a mortalidade de pacientes que saíram dos hospitais após serem tratados por médicas ou médicos e viram uma diferença de quase 0,50% no risco de morte daqueles atendidos pelos homens. O estudo também levou outros fatores em consideração, como a saúde dos pacientes, por exemplo, além de fazer a comparação dentro dos mesmos hospitais, e analisar mais de seis diferentes condições para validar os resultados (clique aqui para ler o estudo completo).

Há muito tempo já se sabe que as mulheres tratam seus pacientes de maneira diferente do jeito masculino. Há estudos confirmando que as médicas se comunicam melhor, seguem mais as diretrizes clínicas, criam proximidade e aconselham mais sobre prevenção: algumas das explicações para a diferença constatada nos EUA.

Para nós, da Tá-Na-Hora, essas explicações estão alinhadas com nossa visão sobre Saúde. Sabemos que os tipos de doenças mais comuns hoje, como diabetes e doenças cardiovasculares, estão ligadas a questões de comportamento. O médico que consegue engajar, aconselhar, monitorar e, principalmente, inspirar uma mudança desse comportamento tem melhores resultados. E quando os recursos são limitados, é a tecnologia que tem um grande papel a desempenhar na medicina.

Para saber mais

Sobre o JAMA: http://jamanetwork.com/
Estudo completo: http://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2593255
Sobre Inteligência Artificial na Saúde: http://ta-na-hora.com/blog/revolucaonasaude/
Sobre a Tá-Na-Hora: www.ta-na-hora.com

*Michael Kapps é CEO & cofundador Tá-Na-Hora Sáude Digital. LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/michaelkapps

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *