A importância de cuidados e acompanhamento durante toda gestação

30 ago

A gestação é um período de grande mudança para as gestantes e com isso, também surgem desafios à saúde que precisam ser acompanhados de perto.

Por Leandro Racuia *

Este é um mês muito especial para gestantes, quando acontecem a campanha de aleitamento e o dia das gestante. As futuras mães realmente passam por uma jornada árdua desde o momento em que tomam conhecimento da gravidez até os primeiros meses após o parto.

Ao longo da gestação, a mãe passará por variações hormonais e uma série de outros cuidados, como por exemplo, mudanças nos hábitos alimentares e visitas médicas. Além disso, há uma questão psicológica importante de identidade da mulher, enquanto mulher e mãe. Por tudo isso, é essencial acompanhar de perto as gestantes.

Fonte: Unicef. Retirado da Folha de São Paulo

Curiosidade sobre perigos das primeiras semanas

Um dos maiores medos das gestantes é o risco de não completar 12 semanas de gestação. Afinal, a  estimativa é que mais de 15% delas venham a perder o bebê de forma espontânea. Um dado crítico e obscuro, afinal é um assunto muito delicado. Neste período, junto com a importância do apoio emocional, é também recomendado um(a) médico(a) acompanhando a gestante.

É um momento que envolve muita ansiedade por parte dos pais e quanto mais planejada a gravidez, maiores a chance de ser um momento mais calmo. Em todo caso, já que os pais se sentem inseguros, como poderia ser feito o acompanhamento no dia-a-dia após as consultas?

Como aumentar a atenção dadas às gestantes

A Tá.Na.Hora criou um programa de Gravidez Saudável para as gestantes compartilharem  os desafios destes momentos rotineiros. Por meio de mensagens em dispositivos móveis, as gestantes recebem dicas, tiram dúvidas e são monitoradas quanto a complicações. A qualquer indício de risco, é enviado um alerta para a equipe responsável.

Hoje, um dos objetivos do Programa é incentivar o parto normal, em conformidade com o Projeto Parto Adequado da ANS. Ao seguir essa diretriz, a Tá.Na.Hora visa assegurar a saúde da mãe e do bebê. E para tanto, as precauções tidas durante o Programa são bastante abrangentes. Conheça mais da Tá.Na.Hora no site ou entrando em contato. O infográfico demonstra parte de como a Tá.Na.Hora atua.

De fato, alguns problemas são mais corriqueiros do que imaginado. Infecção urinária é uma das ocorrências frequentemente constatadas para gestantes. O sistema da Tá.Na.Hora, dotado de inteligência artificial, consegue captar estas interações e desta maneira, prevenir eventos adversos. Como consequência, operadoras de saúde e hospitais conseguem oferecer um cuidado personalizado e aumentar a satisfação de pacientes, bem como, reduzir custos com procedimentos mais custosos.

Com que público a Tá.Na.Hora atua?

Atualmente, a Tá.Na.Hora tem um modelo de negócios B2B, ou seja, tem um produto destinado a operadoras de saúde, hospitais, setor público e empresas de grande porte. Com este público, o programa consegue trazer resultados financeiros e qualitativos impressionantes. Como evidência, foi premiada pela Fundação Bill e Melinda Gates por realmente cuidar das futuras mamães.

Conheça a Tá.Na.Hora para ver mais sobre este e muitos outros programas acessando o site ou entrando em contato.

* Leandro Racuia é o growth hacker da Tá.Na.Hora Saúde Digital. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/leandroracuia/.

One thought on “A importância de cuidados e acompanhamento durante toda gestação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *