eSocial: O próximo desafio em saúde corporativa

28 set

 

Novo foco do eSocial é direcionado para a saúde nas empresas

Por Leandro Racuia *

As exigências sobre saúde dos colaboradores do eSocial já bateu na porta da sua empresa? Se sim, é provável que a equipe de gestão de saúde esteja enlouquecendo com as demandas do eSocial, fora o custo com multas por irregularidades. Se não, este é o post certo para sua empresa se antecipar.

Certo, como lidar com a gestão de saúde de modo descomplicado? É verdade que isso não era uma prioridade, mas  se houvesse uma maneira fácil, funcional e que reduzisse de forma sistemática os custos com saúde na empresa – absenteísmo e presenteísmo, afastamentos, planos empresariais.

O que você precisa saber sobre as exigências de saúde do eSocial?

A primeira questão levantada pelo eSocial são as solicitações e agendamentos de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) ao credenciado. Isto é um “laudo” do médico do trabalho sobre a aptidão ou inaptidão do colaborador para exercer uma determinada função.

Em segundo lugar, está a gestão de colaboradores afastados que obriga as organizações a acompanhar todo o processo desde a perícia até a validade de licenças médicas.

Por último, a recuperação assistida que consiste na identificação do evento crítico até o retorno ao trabalho.

Como otimizar as solicitações e agendamentos de ASO?

Sistematizar as solicitações e agendamentos de ASO está desanimando a sua equipe para fazer a gestão de saúde corporativa. Muita burocracia e falta de praticidade para resolver os problemas de ASO?

Com as mensagens de texto da Tá.Na.Hora via SMS e Facebook Messenger a sua empresa consegue conversar diretamente – e automaticamente – com seus colaboradores para otimizar o processo de pedido de exames de ASOs em clínicas conveniadas e conscientizar os colaboradores sobre a realização dos exames.

Além disso, é possível dar inteligência às agendas do médicos do trabalho, melhorar o relacionamento colaborador-equipe de saúde e agilizar a conclusão de ASO  – diminuindo ausências e  reagendamentos. Entre em contato para conhecer o Programa ASO Digital da TNH.

Gestão de afastados x Processos Legais

Com o sistema da TNH, os colaboradores interagem diretamente pelos próprios dispositivos móveis com a empresa, acompanhando e apoiando todo o processo, desde a perícia a orientações necessárias.

Assim, a Inteligência Artificial da TNH consegue transmitir o feedback de tudo que está acontecendo para a empresa, monitorando validade de licenças médicas, comparecimento a consultas e retorno às atividades.

A saúde dos colaboradores na ponta dos dedos

O programa de Recuperação Assistida  da TNH identifica um evento crítico na saúde de um colaborador e faz avaliações de saúde de acordo com o quadro clínico até o retorno ao trabalho.

O foco do programa é educar e engajar o colaborador afastados a adotar hábitos mais saudáveis e ser mais pró-ativo em relação a própria saúde.

Com isso, é possível tomar medidas preventivas em relação a saúde dos colabodoradores. Saiba como cuidar da saúde de colaboradores falando com a TNH.

Gestão de saúde populacional nas empresas

Não atender essas exigências pode se tornar um estorvo para as equipes de gestão de saúde que ficaram pressionadas por todos os lados e eventualmente, as multas vão arruinar os orçamentos de RH. Conte com a TNH para este projeto de saúde na sua empresa.

A TNH também pode te ajudar a fazer a gestão de saúde colaboradores e crônicos, traçar perfil de saúde da população e outras medidas de bem-estar para a população em geral – com objetivo de melhorar qualidade de vida, obesidade, etc.

Trace uma estratégia de ação junto com a Tá.Na.Hora! Acesse o site ou entre em contato.

* Leandro Racuia é o growth hacker da TNH Digital Health. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/leandroracuia/.

One thought on “eSocial: O próximo desafio em saúde corporativa

  1. Em um país onde a burocracia e alguns “governos” fazem de tudo pra não dar certo, surge a TNH para provar o contrário, através da simplicidade e do bom uso da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *