Como se alimentar bem é um desafio para a saúde no Brasil

1 jun

Tá.Na.Hora

Conheça 4 startups que estão transformando a maneira como nós nos alimentamos.

Por Leandro Racuia *

A alimentação saudável é uma questão séria no Brasil. A Pesquisa Nacional de Saúde feita em 2013 revelou que aproximadamente 37,2% dos brasileiros comem alimentos extremamente gordurosos. Apesar de toda questão cultural envolvida nos hábitos alimentares, o que pode ser feito para promover saúde através da educação?

Algumas startups americanas têm encontrado maneiras bastante curiosas de como conquistar o público pela razão – e pela emoção também. Para elas, alimentar-se bem e gostoso é uma realidade que transforma a qualidade de vida das pessoas.

Habit

b4

A Habit é incrível! Esta startup consegue montar um plano nutricional personalizado perfeito para as necessidades biológicas dos usuários. Com a solução, é possível unir a alimentação saudável e a prazerosa.

Tudo isso só é possível graças a muita ciência. A Habit faz testes elaborados de marcadores biológicos de cada pessoa. A partir disso, é possível descobrir sobre como cada indivíduo metaboliza gorduras, carboidratos e proteínas de modo a montar a melhor proporção de macronutrientes necessários à biologia de cada usuário. Ainda há muito mais:

  • Recomendações para nutrientes essenciais como vitamina D por exemplo;
  • predisposição a intolerâncias a substâncias como lactose ou cafeína
  • proporção ideal de alimentos e Hero Foods (“comidas salvadoras”)

Para tanto, a Habit envia um kit com os testes para as casa do pacientes. Serão coletadas as amostras biológicas conforme as recomendações e enviadas a um laboratório. Depois com os resultados dos exames em mãos e outras informações, o time da Habit monta o plano de nutrição personalizado para o usuário. Sendo necessário, eles têm professores para te ajudarem no caminho, seja ligando ou mandando mensagens. E, dependendo do plano contratado, as pessoas têm direito a refeições personalizadas de chefs gastronômicos da própria startup.

Noom

A Noom é ligeiramente diferente da Habit. Também está muito alinhada com uma proposta inovadora para alimentação, mas com foco total na mudança comportamental e incorporação de hábitos mais saudáveis. Aliás, o público-alvo também é outro. A Noom tem uma solução adequada para pessoas que querem perder peso e estão em prestes a desenvolver doenças como diabetes, por exemplo.

b5

A partir de um questionário online, a Noom segmenta os usuários de acordo com perfis pré-estabelecidos e sugere os planos mais adequados. Além disso, a Noom coloca um coach (“treinador”, em tradução livre) a total disposição do cliente. Sempre que ele precisar, é possível contar com o coach para ajudá-lo a se manter “na linha” e praticar o que foi aprendido com o aplicativo. Outro destaque é que conforme o usuário utiliza a plataforma da Noom, dados são coletados para identificar o que fazer e como fazer para obter o melhor resultado em cada momento, de acordo com o perfil detectado.

b6

A Noom consegue se diferenciar porque manda recomendações para os os usuários diretamente em seus smartphones diariamente. O time está sempre incentivando e pensando no que é melhor para as pessoas que precisam e querem perder peso. Inclusive, foi por este por motivo que a equipe de médicos e psicólogos estruturou mini-desafios diários. Assim, os usuários são motivados e engajados a cumprirem seus objetivos todos os dias .

SideChef e Greatist

Por último, duas startups para mudar nosso dia-a-dia. Elas estão pensando em como montar os pratos mais gostosos possíveis, só com ingredientes saudáveis e ricos em nutrientes.

b7

Embora a SideChef seja um site de receitas, a startup tem uma área voltada só para opções saudáveis. É uma plataforma simples, que tem como objetivo realmente ensinar as pessoas a como preparar refeições gostosas e simples de forma visual. Acessível a todos gostos e necessidades!

A Sidechef ajuda as pessoas a montarem o prato passo-a-passo. Primeiro separa-se os ingredientes necessários, na quantidade correta e em quantas pessoas serão servidas. Depois eles vão dando dicas do que fazer etapa por etapa desde o que cozinhar, em qual ordem e como finalizar os preparos.

A Greatist é semelhante à SideChef, mas totalmente voltada para a saúde e com alguns atributos a mais. Só que ao invés de mirar na receita das comidas propriamente ditas, a Greatist prioriza dicas úteis para as pessoas que querem ter hábitos mais saudáveis. Assim, por exemplo, eles dão dicas de 19 tipos de refeições que você pode levar de lanche em um tupperware de Muffin. Ou como fazer um churrasco com pratos mais leves.

No entanto, a Greatist segue esse mesmo conceito para diversas áreas como fitness, cuidados com o corpo, histórias de vida e produtos que podem te ajudar nesta jornada.

b9

Soluções para todos os gostos

Hoje há muitas opções contribuindo para as pessoas adotarem comportamentos mais saudáveis quando o assunto é alimentação. Desde as mais complexas e personalizadas a soluções do dia-a-dia como receitas mais saudáveis. No Brasil, o Programa de Alimentação Saudável da Tá.Na.Hora tem o mesmo escopo de transformar hábitos em prol da prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida das pessoas.
Se você quiser saber mais sobre a Tá.Na.Hora, entre em contato conosco ou acesse nosso site.

* Leandro Racuia é o growth hacker da Tá.Na.Hora Sáude Digital. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/leandroracuia/. 

 

9 thoughts on “Como se alimentar bem é um desafio para a saúde no Brasil

  1. Ótimo artigo !!! As novas tecnologias, quando bem usadas, são importantes para o nosso dia a dia.
    Como a grande maioria usa celulares, é importante cuidar, também, da postura diária, para não causar sérios problemas de coluna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *