Atenção Primária: o novo foco para a sustentabilidade em saúde

29 nov

Com a crescente preocupação dos brasileiros com a saúde, estão surgindo muitas inovações. As mais promissoras: soluções digitais.

Por Leandro Racuia *

Cuidados com a saúde é um tema em ascensão no Brasil. Não é à toa que,  segundo o Ibope, a maior preocupação do brasileiro é a saúde. Em pesquisa levantada pelo Instituto, 19 capitais do país apontam a área como a mais problemática – tanto para o setor público quanto privado. Além disso, saúde desponta como um dos três principais fatores de atenção desde a década de 90.

Para lidar com esta questão crônica do cenário brasileiro estão surgindo muitas inovações, mas o desafio é complexo e por isso, há muitas abordagens. Por exemplo, os chatbots da Tá.Na.Hora (TNH).

Como a TNH está mudando como se faz saúde no Brasil?

A TNH está transformando a interação com pacientes. Com mensagens de texto com conteúdo de qualidade e divertido, as pessoas ficam mais engajadas. É como se a TNH usasse um “amigo virtual” para cuidar das milhares de modo constante e personalizado.

Como as pessoas realmente se sentem acompanhadas, elas passam a confiar nos robôs de saúde, respondendo perguntas sobre a própria saúde, enviando dúvidas e recebendo dicas de hábitos saudáveis – toda a interação com pacientes de forma automatizada pela I.A da TNH.

É assim que a TNH está enfrentando o desafio: explorando a atenção primária e empoderamento de pacientes nos cuidados à saúde. Educar, monitorar e engajar pacientes é o core da empresa que está promovendo a mudança de hábitos e prevenindo riscos em saúde através dos bots.

Portanto, é muito importante ter uma linha de ação ampla. Foi com esse objetivo que a TNH criou o Programa de Bem-Estar para atender pessoas que queriam ser mais pró-ativas em relação à saúde e melhorar a qualidade de vida.

O segredo do programa de bem-estar da TNH

Uma boa forma de começar um plano de saúde para um paciente é saber exatamente o que ele precisa. Por isso, a TNH oferece a opção dos clientes fazerem uma pesquisa para estratificação pelo perfil de saúde: o screening de saúde. Assim, é possível enviar conteúdo customizado para o quadro de saúde de um determinado paciente.

Em todo caso, o Programa de Bem-Estar tem como base a criação de hábitos mais saudáveis, a nutrição e o apoio emocional de usuários dos programas. Estes três pilares tem por fim incentivar a prática de atividade física, conscientizar sobre a importância de uma alimentação balanceada e o suporte para alcançar os objetivos pessoais nessa jornada – como pode ser visto na ilustração abaixo.

O impacto da parceria de uma operadora de saúde com a TNH

Um primeiro parâmetro avaliado na operadora de saúde é o engajamento de pacientes. Quando questionados, 78% deles se dizem altamente engajados no programa de bem-estar. Fato que se reflete na saúde dessa população, por exemplo, no indicador de perda de peso, relatado em 43% deles. Outro ponto relevante é que mais de 40% destes pacientes relataram conseguir fazer escolhas mais saudáveis na hora de comer.

Além disso, a equipe da operadora de saúde conseguiu melhor taxa de eficiência no atendimento de solicitações ao abrangerem 100% das notificações geradas pelas mensagens da população sob cuidado.

Resultados gerais do Programa de bem-estar da TNH

De todas os participantes do programas da TNH, ao perguntar sobre a importância do programa da TNH, 91% dos respondes disse ter considerado programa útil para fazerem escolhas mais saudáveis na hora da alimentação (44%) e atividade física (20%).

Um dado adicional relevante é que 87% dos que ingressam no programas, vão responder pelo menos 75% das perguntas enviadas ao longo do acompanhamento. É assim que identificou-se um aumento de 36% de chance de um tabagista parar de fumar.

Levando saúde a população

Maior com cuidado com a saúde não é mais apenas uma demanda da sociedade. É um ponto de não-retorno para criação de um novo modelo de cuidado que empodere os pacientes e priorize a atenção primária em saúde.

Descubra como você pode mudar a gestão de saúde da sua população com a TNH. Entre em contato!

* Leandro Racuia é o growth hacker da Tá.Na.Hora Saúde Digital. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/leandroracuia/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *